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Quando devo fazer o balanceamento?

O primeiro sinal de que é preciso fazer um balanceamento das rodas é o aparecimento de trepidações no volante. Fique atento, também, a qualquer desgaste irregular dos pneus. Rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuindo sua vida útil. Além disso, provoca um grande desconforto em situação de uso, devido às trepidações que são transmitidas ao volante e ao sistema de suspensão (que também terá sua vida útil encurtada). Faça o balanceamento toda vez que trocar os pneus, quando fizer rodízio das rodas ou após fazer algum tipo de reparo no pneu ou na câmara.


Conservando Sistemas de freios

Ao descer uma ladeira, procure usar a mesma marcha que colocaria se estivesse na subida. Jamais utilize o ponto morto, pois os freios não conseguir segurar o veículo em uma situação de emergência. Além disso, o maior esforço dos freios pode levar os discos e pastilhas ao superaquecimento. O carro pode ficar sem freios. Cheque mensalmente o nível do fluido de freio. Quando for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode comprometer o perfeito funcionamento do sistema. Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos e pastilhas de freio.

Alinhamento e Geometria

A geometria faz parte do processo de alinhamento. Ela serve para o acerto de todos os ângulos que compõem o sistema de direção e suspensão dianteira dos veículos. Durante o procedimento, as medidas são feitas em graus e milímetros para verificar a distância entre os eixos, o cáster, e o câmber, de forma que as quatro rodas fiquem perfeitamente alinhadas, formando um retângulo. O uso da geometria é feito porque a suspensão dianteira não é um sistema rígido. Por isso, seus pontos de fixação perdem a localização exata. o automóvel pode perder o alinhamento por três razões: desgaste natural dos componentes da suspensão, passagem por irregularidades das pistas como buracos e quebra-molas ou por causa de uma colisão.

O ideal segundo a fabricante Pirelli pneus é que o veiculo seja alinhado a cada 10.000KM, por ocasião da troca dos pneus, sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares, após fortes impactos em buracos ou obstáculos, sempre que for feito serviços de suspensão ou quando o veiculo apresentar tendência de deriva ou instabilidade. A falta da geometria exata do carro pode provocar desgaste prematuro dos pneus, consumo excessivo de combustível, instabilidade nas curvas e deixar a direção mais pesada. É importante lembrar que cada montadora prevê uma margem de erro para a geometria. E que suspensões não-originais, como as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca não atingem nunca os parâmetros especificados